terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Buenas vence a Calhandra de Ouro

Os amigos do Buenas e M´espalho vencem a Calhandra de Ouro, junto a Lenin Nuñez, Tadeu Martins, Maurício Barcelos, Daniel Zanotteli, Paulo Bracht e Marco Michelon. Shana, Érlon, Crisitiano e Angelo participaram nos vocais de Céu na Terra pelo Rio que recebeu, na madrugada de domingo, o prêmio máximo do nativismo gaúcho. Felipe Alvarez e Paulinho Goulart, também integrantes do Buenas e M´espalho, receberam ainda o prêmio de Melhor Grupo Instrumental pela música Peleia, que venceu a linha campeira na interpretação de Ângelo Franco. Paulinho Goulart foi o Melhor Instrumentista do festival. O grupo fez ainda o show de encerramento da Califórnia da Canção que voltou com toda a força ao cenário dos festivais nativistas do RS. O evento contou com ampla cobertura da imprensa, tendo sua final tranmistida ao vivo pela TV COM.



Leia a baixo matéria publicada na Zero hora desta terça-feira.
11 de dezembro de 2007

(Foto de Paulo Azevedo - Zero hora)

Música

A Califórnia se levanta

Depois de um ano de atraso, festival foi grande sucesso de público

O convívio entre os guaranis das Missões e os jesuítas dá o mote para Céu na Terra pelo Rio, grande vencedora da Calhandra de Ouro, prêmio máximo da Califórnia da Canção Nativa.O resultado foi anunciado às 2h19min de ontem, diante de centenas de pessoas.Não foi à toa que Céu na Terra pelo Rio levou a Calhandra. A letra forte e a música suave resultaram numa combinação paradoxalmente harmoniosa. O intérprete, Maurício Barcellos, ganhou ainda o prêmio de melhor intérprete vocal. A música também recebeu prêmio de melhor letra, melhor melodia e foi vencedora da linha livre do festival.

- Temos uma dívida com os índios, e é essa mensagem que está nas entrelinhas da canção. Estou muito satisfeito por estar aqui. Receber a Calhandra foi emocionante. Com a volta à cidade de lona, o festival acordou. Os músicos sentiram isso, pode ter certeza - revela Lênin Nuñez, o uruguaio radicado no Rio Grande do Sul que assina a música. Emoção e superação são as palavras que melhor enunciam a fase final desta 35ª edição da Califórnia, que se iniciou na quinta-feira. Os problemas financeiros que resultaram no atraso de um ano na realização do evento ficaram menores diante da demonstração de afeto do público e dos músicos. Nos quatro dias de festa, mais de 50 mil pessoas passaram pelo Parque Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana.- A Califórnia serve justamente para discutirmos os rumos do movimento nativista. A mãe dos festivais certamente conseguirá alcançar esse objetivo porque a Califórnia não terminou com o anúncio dos vencedores na madrugada de segunda-feira. As discussões das tendências que saem desse festival e das relações desses recaminhos com a indústria cultural devem seguir adiante - acredita Morales.Para um dos membros do colegiado formado para finalizar a 35ª edição, Colmar Duarte, o momento é de comemoração:- Com a ajuda de todos os patrocinadores e dos músicos que acreditaram na magia desse festival, conseguimos ressuscitar a Califórnia. Mesmo com as dificuldades financeiras e tendo que realizar o evento com uma dívida acumulada na realização das pré-Califórnias, de mais de R$ 400 mil, Duarte, que é um dos fundadores da Califórnia, diz que ela se reegueu:- O modelo de gestão de colegiado provavelmente seguirá. Só não sei se com as mesmas pessoas. Cabe agora ao conselho de ex-presidentes decidir quais serão os rumos.


MARINA LOPES Correspondente/Uruguaiana


Principais prêmios -


Calhandra de Ouro: Céu na Terra pelo Rio (letra de Tadeu Martins e música de Lênin Nuñez) -


Vencedora da Linha Campeira: Peleia (letra de Carlos Omar Villela Gomes e Paulo Righi e música de Marcelo Oliveira) -


Vencedora da Linha Rio-Grandense: Na Palma da Mão enquanto Mateio (letra e música de Rodrigo Duarte, Paulo Fleck, Maurício Barcellos e Mateus da Fontoura) -


Vencedora da Linha Livre: Céu na Terra pelo Rio -


Melhor conjunto vocal: Grupo Status, com Sete Nações e uma Cruz -


Melhor melodia: Lênin Nuñez, com Céu na Terra pelo Rio -


Melhor arranjo: Rodrigo Duarte, Paulo Fleck, Maurício Barcellos e M. Fontoura, com Na Palma da Mão enquanto Mateio -


Melhor instrumentista: Paulo Goulart -


Melhor letra: Tadeu Martins, com Céu na Terra pelo Rio -


Melhor interprete vocal: Maurício Barcellos, com Céu na Terra pelo Rio -


Melhor composição escolhida pelo voto popular: De Chibo e Fronteira, de Idelfonso Jacques e Silvio Genro e Alemão Goulart

2 comentários:

  1. Olá gente buena.

    Esteio,Guaiba,Bagé,Uruguaina,...não
    faz diferença em todos o BUENAS tem
    feito sucesso,nesse fim de ano quero
    desejar a todos um Feliz Natal e que
    o Ano Novo seja repleto de realiza -ções,fé,esperança,paz e muitos shows.
    Com carinho,vivi.

    ResponderExcluir
  2. Roberto e Marion

    Buenas,

    Parabéns irmãos, inclusive um duplo abraço de parabéns pois acompanhei o Martin Fierro e assisti a gloriosa vitória da shana.

    Muito bem

    ResponderExcluir